sábado, 3 de janeiro de 2009

Sobre primeiras vezes


O primeiro beijo, o primeiro passo, o primeiro olhar que apaixona, o primeiro grande erro... Todas essas coisas deixam marcas que nos ajudam a amadurecer. Primeiras vezes podem ser traumáticas, mas inesquecíveis. A primeira palavra sai de nossa boca errando pelos ares, o primeiro passo de nossos pés, incertos, inícia uma longa caminhada até o última pá de cal no cemitério. Entre esses dois eventos temos muita história, com muitas primeiras vezes, algumas destas sendo também as últimas dependendo do contexto.
Não me lembro como foram muitas de minhas primeiras vezes, já fazem parte do passado; que nao lembro seja por medo, seja por terem sido tão sem importância para mim hoje em dia. Mas sinto que deixaram marcas, cicatrizes, pois algumas doem, outras deixaram belas tatuagens impressas na pele da minha alma, que me embelezam.
Gosto do sabor do desconhecido, de andar por onde não conheço. O medo do escuro, não me impede de andar pra dentro da caverna sombria, o temor do que não sinto, não me paralisa. Se o primeiro hominídeo não tivesse se levantando pra tentar dar o primeiro passo sobre dois membros, ainda estaríamos vagando pelas savanas com medo dos animais verozes e sendo caçadores e coletores, está aí um primeiro passo importante. Algo que parece tão simples, tão comum, mas que se não tivesse sido dado a história caminharia para outra direção.
Grandes amores começam pelo olhar. Um primeiro olhar curioso, encantado pela beleza do outro, que tenta transpassar a pele indo ver dentro da pessoa observada a alma, despindo-a e procurando deixar uma marca. Se Romeu não tivesse visto Julieta, pela primeira vez, não teríamos um primeiro amor para ambos, nem a Shakespeare sua primeira grande obra.
Na maioria das vezes o primeiro passo é traumático. Aprendemos através de uma série de erros, consecutivos. A primeira leitura, errônea, a primeira idéia, cambaleante, deixam lições, que não teriamos se não tivessemos arriscado a proferir-las.
A primeira vez é a morada do risco; uma cirurgia pioneira, cujo os métodos ainda não sao seguros, da mesma forma que pode curar um paciente, pode matá-lo. O primeiro teste de uma vacina, a primeira negociação com um suicída. Situações de risco necessárias para o início de um processo maior.
Nosso primeiro gozo; incerto, rápido, sujo, mas, por isso mesmo inesquecível, que tanto suamos para conseguir e que até hoje nos recordamos.
Da primeira postagem brega nós nunca esquecemos...

3 comentários:

  1. Ah, minha primeira vez...
    primeiro comentário do seu blog...
    gostei do que escreve...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. primeiras, incertezas, lembranças, arrepios...

    emoções que nos movimentam, nom impulcionam a um fim inerente a todos:

    viver, sonhar, poesias, amar.

    primas de tudo! de nós, humanos.

    ^^

    adorei teu texto!

    sempre acompanharei!

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que vou adicionar um Blog nos meus Favoritos...
    A primeira vez q posto em tal Blog...
    A primeira vez q escrevo tais palavras???
    Claro...


    Ótimo texto, para uma primeira postagem.


    ^^

    ResponderExcluir